fbpx

Asus oferecerá servidores com IA no estilo ChatGPT

O logotipo da ASUS na frente de um fundo gerado por IA.

Continua após a publicidade


A Asustek Computer de Taiwan (conhecida popularmente como “Asus”) planeja introduzir um servidor de IA comercial de aluguel que operará no local para atender às preocupações de segurança e problemas de controle de dados de sistemas de IA baseados em nuvem, Bloomberg relatórios. O serviço, chamado AFS Appliance, contará com chips Nvidia e executará um modelo de linguagem AI chamado “Formosa”, que a Asus afirma ser equivalente ao GPT-3.5 da OpenAI.

A Asus espera oferecer o serviço por cerca de US$ 6.000 por mês, de acordo com a entrevista da Bloomberg com a Asus Cloud e o presidente da TWS, Peter Wu. O servidor de maior potência, baseado em um Nvidia DGX A plataforma AI custará cerca de US$ 10.000 por mês. Os servidores serão alimentados por GPUs A100 da Nvidia e serão de propriedade e operados pela Asus. A empresa espera fornecer o serviço para 30 a 50 clientes corporativos em Taiwan no início e depois expandir internacionalmente no final de 2023.

“A Nvidia é nossa parceira para acelerar a adoção corporativa dessa tecnologia”, disse Wu à Bloomberg. “Antes do ChatGPT, as empresas não sabiam por que precisavam de tanto poder de computação.”

De acordo com para Asus, o “Formosa Foundation Model” que será executado no AFS Appliance é um grande modelo de linguagem que gera texto com a semântica tradicional chinesa. Foi desenvolvido pela TWS, uma subsidiária da Asustek. Como o ChatGPT, ele oferecerá recursos de geração e codificação de texto com inteligência artificial.

À medida que cresce o interesse em serviços de IA generativos, também aumentam as preocupações com a sensibilidade dos dados. Muitos dos principais serviços de IA generativa são atualmente operados por meio de data centers online, potencialmente expondo informações confidenciais. Notavelmente, a Samsung banido seus funcionários de usar o ChatGPT da OpenAI depois de descobrir que os funcionários haviam carregado um código confidencial na plataforma. A Apple também proibiu recentemente seus funcionários de usar ferramentas externas de IA que podem vazar dados para os concorrentes.

Para lidar com as preocupações de privacidade entre as empresas, a Microsoft anunciou planos em maio para lançar uma versão isolada e focada na privacidade do ChatGPT que visaria grandes organizações (como bancos e hospitais) com preocupações elevadas sobre vazamentos de dados e conformidade regulatória, mas os servidores ainda estar localizados nos datacenters da Microsoft. Em contrapartida, o hardware AFS Appliance será instalado diretamente nas próprias instalações do cliente.

Apesar da crescente demanda por chips de treinamento de IA, a Bloomberg relata que empresas como a Asus esperam garantir uma participação no mercado oferecendo “sistemas de IA holísticos” que oferecem uma solução de IA completa em um pacote de serviços. A Asus afirma que sua parceria existente com a Nvidia garantirá que não haja escassez de chips da Nvidia à medida que o serviço AFS Appliance for lançado.

Saiba mais sobre tecnologia

Publicidade


Sem Enrolação
Sem Enrolação

Conteúdo com dicas de tecnologia rápidas e diretas ao ponto!

Artigos: 245

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *