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A Meta anunciou nesta segunda-feira (16) que o WhatsApp começará a exibir anúncios e oferecer conteúdo pago em canais ainda em 2025. A publicidade será veiculada na aba “status”, e os canais poderão ser monetizados por assinatura.
A nova política de publicidade marcará a primeira vez que o WhatsApp terá anunciantes pagos desde sua criação em 2009 e posterior compra pela Meta em 2014.
A exibição dos anúncios será limitada à aba “Atualizações”, que reúne os status dos contatos e os canais seguidos pelos usuários.
Segundo a Meta, os anúncios não afetarão as conversas privadas. A empresa informou que as mensagens, ligações e os próprios status continuarão protegidos por criptografia de ponta a ponta. Não haverá coleta de conteúdo das mensagens para fins publicitários.
A publicidade será exibida ao usuário dentro dos “status”, que funcionam de forma similar aos stories do Instagram. Ao clicar em um anúncio, o usuário será direcionado diretamente a uma conversa com o anunciante.
Para o direcionamento da publicidade, a Meta afirmou que utilizará apenas dados básicos, como o país, o idioma do dispositivo e os canais seguidos.
Caso o WhatsApp esteja vinculado à Central de Contas da Meta, será possível integrar dados do Facebook e Instagram.
Canais com conteúdo pago
A empresa também anunciou que os canais do WhatsApp poderão adotar assinaturas para disponibilizar conteúdo exclusivo. A função será liberada ainda em 2025.
Criadores, marcas e instituições terão a opção de impulsionar seus canais por meio de anúncios pagos dentro do próprio aplicativo.
Ao serem promovidos, esses canais ganham destaque na aba “Explorar”, visível para usuários que acessam o menu “Atualizações”.
Desde sua aquisição pela Meta, o WhatsApp vinha explorando modelos de receita voltados ao atendimento comercial via WhatsApp Business.
Esta será a primeira tentativa direta de monetização em massa voltada ao público geral, alcançando potencialmente os mais de 3 bilhões de usuários ativos da plataforma.
A mudança insere o WhatsApp no modelo de negócios já adotado em outras redes da Meta, como Facebook e Instagram, e representa uma alteração relevante na experiência dos usuários da plataforma, especialmente em relação à aba “Atualizações”.
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