Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
A gigante dos jogos Mattel e a gigante da IA OpenAI se uniram para desenvolver brinquedos movidos a chatGPT. As duas empresas norte-americanas anunciaram o acordo em 12 de junho, e o primeiro brinquedo com IA da Mattel deverá ser lançado mais cedo do que você imagina.
“Este acordo reúne os respectivos conhecimentos da Mattel e da OpenAI para projetar, desenvolver e lançar novas experiências para os fãs em todo o mundo. Usando a tecnologia da OpenAI, a Mattel levará a magia da IA para experiências lúdicas adequadas à idade, com foco em inovação, privacidade e segurança”, diz o comunicado de imprensa da Mattel.
Uma boneca Barbie que fala com você como o ChatGPT: revolução ou ansiedade?
Por enquanto, esse anúncio permanece muito vago. Nenhum produto concreto foi anunciado, embora o primeiro brinquedo com IA deva ser lançado até o final de 2025. A Mattel possui várias licenças conhecidas. Barbie, Hot Wheels, Uno e Scrabble, bem como produtos derivados da Disney, Pixar e outros. No papel, as possibilidades parecem infinitas. Uma boneca Barbie que pode discutir com seu filho sobre o status da mulher moderna no século XXI. Um gerador de regras absurdas e cruéis para apimentar seus jogos de Uno e causar uma briga em toda a família.
A Mattel está prometendo uma “primeira experiência alimentada por IA” nos próximos meses. De acordo com Josh Silverman, diretor de franquias da gigante dos brinquedos, o produto poderá envolver tanto objetos físicos quanto experiências interativas. Ele ressalta que a Mattel manterá a propriedade de suas marcas e não transferirá suas licenças para a OpenAI como parte desse projeto.
A colaboração entre a Mattel e a OpenAI também será interna, com Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, dizendo
Estamos entusiasmados em trabalhar com a Mattel à medida que ela avança na introdução de experiências e produtos inteligentes baseados em IA em suas marcas icônicas, ao mesmo tempo em que oferece a seus funcionários os benefícios do ChatGPT. Com a OpenAI, a Mattel tem acesso a um conjunto avançado de recursos de IA, além de novas ferramentas para impulsionar a produtividade, a criatividade e a transformação em toda a empresa.
Ainda não se sabe qual será a forma dessa parceria. A Mattel está falando tanto de produtos quanto de experiências interativas. Talvez o fabricante esteja planejando inovar fora do setor tradicional de brinquedos para se abrir aos videogames. O sucesso estrondoso do filme da Barbie em 2023 mostrou que licenças desse tipo podem fazer a transição para a multimídia com sucesso.
Essa transição faz ainda mais sentido, uma vez que o mercado de brinquedos tradicionais está em ligeiro declínio. A empresa de consultoria Circana apresentou um relatório sobre as vendas de brinquedos em 2024 em 12 mercados globais (G12), incluindo Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Holanda, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. No G12 como um todo, as vendas caíram 0,6% em 2024, em comparação com 2023.
Ainda não se sabe como a Mattel pretende fazer tudo isso “respeitando a privacidade e a segurança”. Sem dúvida, alguns pais não gostariam que as sessões de brincadeiras de seus filhos fossem usadas como desculpa para treinar o chatGPT.
Você sabia que o medo de bonecas é chamado de “pediofobia”? Acho esse termo ainda mais problemático do que uma boneca Barbie capaz de me dar conselhos de vida gerados por IA.
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade