Continua após a publicidade

Continua após a publicidade
A maioria das pessoas que usa o Google Maps o deixa com as configurações padrão e raramente se aventura a dar uma olhada nos vários menus. No entanto, existe um grande potencial para melhorar a navegação. E com apenas um clique.
Há muito tempo, o Google Maps tem uma variedade tão grande de funções que até mesmo a palavra “extenso” não é suficiente para descrever o serviço. A empresa norte-americana está constantemente lançando novas funções. No entanto, as atualizações geralmente se concentram mais em ajustes visuais ou recursos para viajantes. As melhorias na navegação, por outro lado, raramente ocupam o centro das atenções. Isso torna ainda mais interessante o fato de uma função ser voltada exatamente para isso. E esse recurso existe, mas está desativado por padrão.
Posicionamento mais preciso por meio de beacons
O recurso Sensores Bluetooth em túneis não é novo, mas ainda é usado ou reconhecido por pouquíssimas pessoas. No entanto, ele pode ser de grande ajuda, especialmente ao navegar em túneis em viagens. Normalmente, o Google Maps usa dados de GPS para determinar a posição. No entanto, a recepção de satélite é frequentemente interrompida em túneis, e é por isso que o sistema estima a posição atual – com base na velocidade em que você está viajando, por exemplo. No entanto, esse método não pode fornecer uma exibição realmente precisa, o que dificulta as instruções precisas de navegação.
É nesse ponto que os beacons (sensores) Bluetooth entram em ação. Esses pequenos transmissores foram originalmente instalados pela Waze, subsidiária do Google, para melhorar a navegação em túneis, mas agora o Google Maps também os está usando. No entanto, o recurso é inicialmente desativado por padrão. Felizmente, isso pode ser alterado rapidamente se você seguir estas etapas:
- Abra o Google Maps.
- Toque na foto do seu perfil no canto superior direito.
- Pressione Configurações.
- Role a tela para baixo e selecione Navegação.
- Role a tela novamente e ative Sensores Bluetooth em túneis
Como o sistema funciona
Os sensores de túnel são transmissores Bluetooth compactos capazes de fornecer informações precisas de localização para dispositivos próximos. De acordo com o Waze, os beacons não coletam nenhum dado pessoal do usuário, mas também são usados para coletar dados atuais de tráfego em tempo real.
Para que os beacons de túnel sejam realmente usados, é necessário que o motorista tenha o Bluetooth ligado e ative a função. Além disso, a exibição aprimorada da localização só funciona se os beacons estiverem instalados nos respectivos túneis. No entanto, não se sabe o quão difundido o sistema está atualmente.
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade