Google será obrigada a abrir Play Store à concorrência em breve - Sem Enrolação

Google será obrigada a abrir Play Store à concorrência em breve

Devido à sua mais recente derrota judicial, a Google será forçada a abrir a Play Store à concorrência. Isto aconteceu depois de ter sido condenada por abuso de posição dominante. A grande dúvida é quando isso irá acontecer, mas tudo aponta que possa ser real muito em breve.

Google Play Store Android loja

Continua após a publicidade



A Google perdeu mais uma ronda de processos judiciais esta semana contra a Epic Games. Para remediar o abuso da sua posição dominante, a Play Store terá de mudar drasticamente a sua loja de apps e abrir este mercado a novas alternativas e a novas propostas.

Para isso, terá de permitir que os programadores utilizem serviços de pagamento alternativos. Além disso, vai permitir que esses mesmos programadores integrem ligações para outras plataformas de pagamento para as suas compras dentro das aplicações. Por fim, vão deixar de pagar a quem distribuir as suas aplicações e jogos exclusivamente através da Play Store.

Este cenário acaba por ser um verdadeiro golpe para a empresa, que tem muito pouco tempo para implementar estas mudanças. O tribunal concedeu à Google 14 dias para incorporar estas novas funcionalidades no seu novo produto, como o motor de pesquisa revelou no seu pedido de emergência solicitando uma prorrogação de 30 dias.

Google Play Store Android loja

Continua após a publicidade


Segundo a gigante das pesquisas, uma suspensão administrativa permitiria ao Tribunal considerar o próximo pedido de suspensão da Google. Assim, conseguiam aguardar uma revisão judicial completa, sem que a Google tenha de perturbar significativamente o ecossistema Android antes que o Tribunal possa decidir sobre este pedido.

A gigante da Internet alega que a janela de 14 dias exporia os utilizadores e os programadores a riscos significativos e colocaria em risco todo o ecossistema Android. Não se sabe se este pedido será aceite pelos juízes do Nono Circuito de Apelação O anterior julgamento data de dezembro de 2024, e a empresa obteve uma suspensão da execução enquanto o recurso estava a ser tramitado. A Google teve, portanto, bastante tempo para começar a trabalhar nesta nova infraestrutura.

Relativamente à integração de lojas de aplicações alternativas à Play Store, a Google obteve um adiamento de oito meses na decisão anterior. Isso deu-lhe tempo para desenvolver um sistema e procedimentos suficientemente seguros. Assim, será necessário aguardar até 2026 para que os utilizadores do Android possam descarregar a Epic Games Store ou outras lojas da Play Store. A Google também tentará anular a decisão do tribunal de recurso perante o Supremo Tribunal dos EUA.

Veja mais Notícias sobre o Android

Publicidade


Sem Enrolação
Sem Enrolação

Conteúdo com dicas de tecnologia rápidas e diretas ao ponto!

Artigos: 1350

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *