Apple revoluciona a Siri com motor de IA avançado inspirado no ChatGPT - Sem Enrolação

Apple revoluciona a Siri com motor de IA avançado inspirado no ChatGPT

A Apple tem na sua génese a certeza que não pode depender de ninguém, nem de qualquer tecnologia de terceiros. Como tal e no que toca à Inteligência Artificial, a empresa de Cupertino estará a preparar uma revolução na Siri desenvolvendo um motor de IA avançado inspirado no ChatGPT.

Ilustração Siri com motor IA tipo ChatGPT

Continua após a publicidade


Rumor diz que Apple vai ter uma Siri tipo ChatGPT

A Apple criou uma nova equipa chamada Answers, Knowledge and Information (AKI) para desenvolver serviços de inteligência artificial internamente, incluindo uma nova experiência de pesquisa para a Siri, semelhante ao ChatGPT.

Além de recorrer a colaboradores já existentes, a empresa está agora a recrutar ativamente engenheiros com experiência em algoritmos e motores de pesquisa, segundo a Bloomberg.

Embora a estrutura da equipa AKI seja recente, o objetivo de renovar a Siri é antigo: uma versão aguardada há muito, com melhor compreensão contextual, baseada num novo motor de large language model (LLM).

Há também especulações sobre possíveis colaborações com a Anthropic ou a OpenAI. Estas tecnologias serviriam para reforçar o motor de base da futura Siri com inteligência artificial.

O objetivo é afastar os utilizadores de serviços rivais, como o ChatGPT ou motores de pesquisa tradicionais como o Google. A equipa da Siri terá também estudado várias opções para renovar rapidamente o seu motor de pesquisa.

Os relatórios anteriores indicam que esta nova versão da Siri poderá ser lançada na primeira metade de 2026.

Esta renovação deverá incluir ainda a tecnologia de “intenção de app”, que integra conteúdo e ações das aplicações com a Siri, Spotlight e outros serviços nativos.

nova siri ia 01

Continua após a publicidade


A Apple intensificou os seus esforços em inteligência artificial com equipas internas dedicadas, parcerias com empresas como a OpenAI e Anthropic, e a aquisição recente da DarwinAI, uma startup canadiana especializada em IA eficiente e otimizada para dispositivos. O objetivo: tornar a Siri mais inteligente, desenvolver novos assistentes conversacionais e integrar IA avançada de forma segura e fluida nos produtos Apple.

Mais serviços e engenheiros dedicados à IA

Para além da Siri melhorada, a Apple poderá estar a desenvolver uma nova aplicação ou serviço independente, designado por “Knowledge”. Este funcionaria como um chatbot permanente, ativado por conversação habitual.

O grupo AKI é liderado por Robby Walker, diretor sénior de IA, que responde a John Giannandrea. O desenvolvimento da Siri está agora a cargo de Mike Rockwell, responsável pela Vision Pro, permitindo que Giannandrea se dedique exclusivamente ao motor de IA até à sua prevista reforma.

Esta reorganização levou à redistribuição interna e contratação de novos talentos. A Apple aumentou de forma significativa o investimento e a contratação de especialistas para acelerar os seus objetivos na área da inteligência artificial.

A equipa de IA da Apple tem promovido vagas referindo que o seu trabalho “alimenta experiências de informação intuitiva em alguns dos produtos mais icónicos da Apple — incluindo a Siri, o Spotlight, o Safari, as Mensagens, o Lookup, entre outros.”

Veja mais Notícias sobre o universo Apple

Publicidade


Sem Enrolação
Sem Enrolação

Conteúdo com dicas de tecnologia rápidas e diretas ao ponto!

Artigos: 1350

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *