Esta semana, Elon Musk ameaçou processar a Apple devido à forma como apresenta o ranking das aplicações na App Store. Especificamente, por violações antitrust relacionadas com a classificação da app do chatbot Grok AI – propriedade da sua startup de Inteligência Artificial (IA), xAI.
Continua após a publicidade
No ano passado, a Apple fez uma parceria com a OpenAI para integrar o ChatGPT nos seus produtos iPhone, iPad e Mac.
Na altura, Elon Musk disse que "se a Apple integrar a OpenAI no nível do sistema operativo, os [seus] dispositivos serão banidos das minhas empresas". Na sua perspetiva, significaria "uma violação de segurança inaceitável".
Entretanto, hoje, o fundador da xAI ameaçou a Apple com uma ação judicial por supostas violações antitrust relacionadas com a classificação da aplicação do seu chatbot Grok AI dentro da App Store.
A Apple está a agir de uma forma que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store, o que é uma violação antitrust inequívoca. A xAI tomará medidas legais imediatas.
Alertou Elon Musk, questionando por que motivo a Apple "se recusa a colocar o X ou o Grok na sua secção «Must Have» quando o X é a aplicação de notícias número 1 do mundo e o Grok é o número 5 entre todas as aplicações": "Está a fazer política?"

Continua após a publicidade
Uma rápida verificação mostrou que o ChatGPT é, também, em Portugal, o único chatbot de IA a ser destacado na secção "Essenciais do iPhone" da App Store.
Sam Altman, da OpenAI, lançou achas para a fogueira
Em resposta às ameaças de Elon Musk contra a Apple, o diretor-executivo da OpenAI, Sam Altman, disse, numa publicação no X:
This is a remarkable claim given what I have heard alleged that Elon does to manipulate X to benefit himself and his own companies and harm his competitors and people he doesn't like. https://t.co/HlgzO4c2iC
— Sam Altman (@sama) August 12, 2025
Lê-se, na publicação: "Esta é uma reivindicação notável, dado o que ouvi alegar que Elon faz para manipular o X em benefício próprio e das suas próprias empresas e prejudicar os seus concorrentes e pessoas de quem não gosta".
Um novo campo de batalha antitrust
A ameaça de Elon Musk marca o início do que poderá tornar-se numa nova e importante disputa antitrust.
A Apple tem sido alvo de escrutínio e processos judiciais por parte de programadores como a Epic Games, bem como de reguladores nos Estados Unidos e na Europa, que defendem que o seu controlo rígido sobre a App Store equivale a um monopólio ilegal.
Agora, Elon Musk está a reutilizar esses argumentos para a era da IA. De facto, para uma empresa emergente como a xAI, ser colocada de lado enquanto um concorrente desfruta de destaque pode ser fatal.
Na perspetiva do empresário, o destaque que a Apple dá ao ChatGPT deve-se a uma relação próxima e potencialmente anticoncorrencial com a OpenAI.
Veja mais Notícias sobre o universo Apple
Publicidade