especialistas dão 5 dicas para se proteger de fraudes e golpes - Sem Enrolação

especialistas dão 5 dicas para se proteger de fraudes e golpes

especialistas dão 5 dicas para se proteger de fraudes e golpes

Continua após a publicidade


O uso da biometria facial para autenticar pessoas na internet se consolidou como uma das formas mais eficazes de proteção e segurança digital.

Conforme dados da Unico, empresa especializada em validação de identidade, a tecnologia foi responsável por evitar mais de R$ 3,2 bilhões em fraudes somente no ano de 2024.

No entanto, mesmo com todos os avanços, criminosos ainda encontram maneiras de enganar vítimas, principalmente por meio da chamada engenharia social — táticas de manipulação para que as próprias pessoas entreguem seus dados.

Engenharia social: o principal risco

A engenharia social é a estratégia central dos golpistas. Eles se aproveitam da confiança das pessoas, usando e-mails, mensagens de texto, ligações ou aplicativos como o WhatsApp para criar uma história convincente.

Em alguns casos, a tática é ainda mais ousada, com criminosos se disfarçando de funcionários de empresas ou servidores públicos para conseguir acesso à imagem facial da vítima, usando-a para movimentar contas bancárias ou fazer empréstimos.

Diante desse cenário, a especialista Gabriela Dias, diretora sênior de Produto da Unico, ressalta a importância de combinar a tecnologia com a atenção do usuário para combater essas ameaças.

Participe do canal do RealTime1 no Instagram

5 dicas essenciais para proteger sua biometria facial

  1. Tenha o hábito de questionar: Antes de fornecer qualquer dado, sempre questione a necessidade e a finalidade da solicitação. Se a informação não parecer essencial para o serviço, não a forneça. Em caso de qualquer dúvida, encerre o contato.
  2. Proteja sua imagem: Desconfie de qualquer suposto profissional que solicite sua foto para realizar um serviço. Prestadores de serviço não precisam da sua imagem. Na dúvida, recuse o registro e procure os canais oficiais da empresa para verificar a demanda.
  3. Use a validação biométrica apenas no seu celular: Aplicativos que utilizam biometria, especialmente os financeiros, são projetados para funcionar no seu próprio aparelho. Não forneça sua imagem para ser validada em um celular de terceiros, pois isso pode ser uma tentativa de golpe.
  4. Aprecie as redes sociais com moderação: Você não precisa se desconectar do mundo digital, mas evite publicar informações que possam ser usadas contra você. Não divulgue seu endereço ou detalhes que revelem sua rotina e localização em tempo real, pois isso pode facilitar a ação de criminosos.
  5. Não clique em links duvidosos: E-mails, SMS e mensagens de WhatsApp com links estranhos são ferramentas clássicas de golpistas. Evite clicar e jamais informe dados pessoais ou bancários em ligações telefônicas suspeitas. Lembre-se de sempre verificar a autenticidade do contato por meio dos canais oficiais da empresa.

Leia Mais:

Veja mais Notícias sobre Tecnologia

Publicidade


Sem Enrolação
Sem Enrolação

Conteúdo com dicas de tecnologia rápidas e diretas ao ponto!

Artigos: 1436

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *