
Continua após a publicidade
A engenheira de produção e administradora Taynara Tenório, mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), será a gestora da Unidade Norte do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), que será inaugurada no dia 30 de outubro, em evento das 14h às 17h, no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), em Manaus.
A nova unidade funcionará na sala 10 do Espaço CBA de Inovação, na Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 160, Distrito Industrial I, e será responsável por ampliar a presença institucional do INPI na região Norte, com foco no uso estratégico da propriedade industrial para o desenvolvimento sustentável e a valorização da biodiversidade amazônica.
Em Manaus, o INPI vai firmar acordos de cooperação com o CBA, Suframa, INPA e IFAM, parceiros estratégicos do Instituto.
A inauguração da Unidade Norte tem como objetivo impulsionar a inovação, o uso estratégico da propriedade intelectual e o desenvolvimento sustentável na Região Amazônica.
INPI escolheu Manaus
De acordo com o presidente do INPI, Júlio César Moreira, a cidade de Manaus foi escolhida devido ao destaque do Amazonas no ranking do Índice Brasil de Inovação (IBID).
O Amazonas foi o estado com o maior avanço, subindo da 20ª para a 17ª posição. Este resultado consolida o estado como líder regional na inovação, sendo o único da Região Norte a ter este avanço no período.
A Unidade Norte do INPI objetiva fortalecer o ecossistema local de inovação e fomentar o uso sustentável da biodiversidade brasileira, aproximando universidades, empresas e instituições públicas do sistema nacional de propriedade industrial.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Atualmente, Taynara exerce a função de Coordenadora de Relações Institucionais – Norte (COINS-N) no INPI, atuando na articulação institucional e no fortalecimento do uso estratégico da propriedade intelectual na região.
Ela coordena ações voltadas à aproximação com governos, universidades, empresas e sistemas locais de inovação, em alinhamento com a missão do Instituto de promover a proteção da propriedade industrial e a difusão tecnológica no país.
A estrutura contará com atendimento presencial ao público mediante agendamento prévio, voltado à orientação e suporte institucional sobre temas ligados à propriedade industrial.
Os serviços técnicos — como depósito de patentes, registros de marcas, desenhos industriais e programas de computador — continuam sendo realizados de forma exclusivamente eletrônica pelos sistemas online do INPI.
Nesta fase inicial, a prioridade da unidade será fortalecer parcerias regionais e promover ações de difusão e capacitação, em articulação com instituições de ciência, tecnologia e inovação do Norte.
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade






