
Continua após a publicidade
Nove em cada dez jovens afirmaram que a Inteligência Artificial (IA) contribuiu para diminuir o estresse em momentos de maior pressão acadêmica, como períodos de provas, avaliações e entregas de trabalhos.
O dado faz parte de uma pesquisa da Emy Education, plataforma voltada para o uso de IA na educação.
De acordo com o levantamento, realizado no primeiro semestre deste ano, 96% dos entrevistados utilizaram inteligência artificial nos últimos seis meses para aprender algo novo.
Ao responder sobre o principal papel da tecnologia na aprendizagem, 86,8% indicaram que a IA deve atuar como ferramenta de apoio e de respostas rápidas.
Entre as demais expectativas, destacaram-se a possibilidade de servir como um mentor personalizado e de automatizar tarefas repetitivas.
O estudo também mostrou as principais barreiras de uso. Para 60% dos jovens, o maior receio está no risco de receber respostas equivocadas ou distorcidas.
Outros 35% citaram a falta de contexto e de personalização como fator que limita o uso mais frequente da tecnologia.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Ensino médio e superior
A pesquisa ouviu mais de 500 estudantes, com idades entre 16 e 24 anos, matriculados no ensino médio e no ensino superior. No ensino médio, a maioria é de escolas públicas; já no nível superior, 85% estão em instituições privadas.
O recorte socioeconômico revelou que 32% dos entrevistados pertencem a famílias com renda mensal inferior a R$ 3.500, faixa classificada como classe D pelo IBGE.
Outros 31,4% vivem em famílias com renda de até R$ 8 mil. Já entre os que têm renda familiar superior a R$ 25 mil, apenas 1,6% participaram da pesquisa.
Segundo o CEO e fundador da Emy Education, José Messias Jr., os resultados revelam uma mudança no comportamento dos estudantes.
“Nossa pesquisa mostra uma dimensão pouco explorada no debate público. Os jovens nativos digitais conseguem incorporar a IA em seus estudos sem substituir professores ou outras mídias”, afirmou.
Fonte: Agência Brasil
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade






