Autor do best-seller "Sapiens" diz que a IA vai criar estas duas crises em todos os países - Sem Enrolação

Autor do best-seller “Sapiens” diz que a IA vai criar estas duas crises em todos os países

Autor do best-seller

Continua após a publicidade


Pelo tanto que ainda se desconhece da Inteligência Artificial (IA), abundam as teorias e previsões sobre o futuro que a tecnologia vai proporcionar. Na perspetiva de Yuval Noah Harari, o autor do livro best-seller “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, todos os países enfrentarão duas crises.

Yuval Noah Harari sapiens

Continua após a publicidade



O World Economic Forum é uma organização internacional independente, fundada em 1971 por Klaus Schwab, com o objetivo de promover a cooperação entre líderes dos setores público, privado e da sociedade civil.

Focado na melhoria do estado do mundo, criando espaços de diálogo onde se discutem desafios económicos, sociais, políticos e tecnológicos de alcance global, o Fórum tornou-se particularmente conhecido pela reunião anual, em Davos, na Suíça, que reúne chefes de Estado, executivos de grandes empresas, académicos e representantes de organizações internacionais.

World Economic Forum, ou Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.

World Economic Forum, ou Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça.

À semelhança dos anos anteriores, o evento está a decorrer, em Davos, de 19 a 23 de janeiro, dando palco ao debate de temas emergentes que moldam o futuro da economia e da sociedade. Este ano, um dos destaques volta a ser a IA.

Países devem preparar-se para duas crises

Com intervenções de líderes globais e executivos de grandes empresas, o Business Insider deu conta de uma em particular, feita pelo autor do livro best-seller "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", Yuval Noah Harari.

Na perspetiva do, também, investigador do Centro de Estudos de Risco Existencial da Universidade de Cambridge e professor de história na Universidade Hebraica de Jerusalém, a IA está prestes a criar duas crises para todos os países:

  1. Primeiro, a IA vai mergulhar a humanidade numa crise de identidade. Embora tenhamos passado a valorizar-nos com base na nossa capacidade de pensar, a IA poderá em breve superar-nos nessa tarefa.
  2. Depois, todas as nações enfrentarão uma crise de imigração, comparando as IA a imigrantes que trarão benefícios para um país, como competências em medicina e ensino, mas também perturbações juntamente com esses benefícios.
Yuval Noah Harari, no Fórum Económico Mundial 2026, em Davos, na Suíça.

Yuval Noah Harari, no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, no dia 20 de janeiro de 2026. Crédito: Krisztian Bocsi/Bloomberg

Segundo Harari, "aqueles que se preocupam com os imigrantes humanos geralmente argumentam que os imigrantes podem roubar empregos, mudar a cultura local e ser politicamente desleais".

Não tenho a certeza se isso é verdade para todos os imigrantes humanos, mas com certeza será verdade para os imigrantes de IA.

Alertou Yuval Noah Harari, questionando o público sobre se quer permitir que as IA sejam reconhecidas como "pessoas jurídicas", com direitos nos seus países, dando-lhes a capacidade de abrir empresas, formar e pregar as suas próprias religiões ou fazer amizade com os seus filhos nas redes sociais.

Na sua opinião, "se queremos influenciar o rumo da humanidade, é preciso tomar uma decisão agora".

"Imigrantes de IA" vão ajudar os seres humanos

O investigador, professor e autor não foi o único a usar o termo "imigrantes de IA".

Segundo a Agence France-Presse, no início deste mês, o diretor-executivo da NVIDIA, Jensen Huang, referiu-se a robôs através desse termo, dizendo que os "imigrantes de IA" ajudar-nos-ão com trabalhos que já não queremos fazer, como trabalhos na indústria.

 

Leia também:

Saiba mais sobre Inteligência Artificial

Publicidade


Sem Enrolação
Sem Enrolação

Conteúdo com dicas de tecnologia rápidas e diretas ao ponto!

Artigos: 1957

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *