Continua após a publicidade
O Brasil se consolidou como um dos maiores usuários do ChatGPT, ocupando o terceiro lugar no ranking de uso semanal da plataforma, atrás apenas de Estados Unidos e Índia. O dado faz parte do primeiro estudo da OpenAI dedicado ao país, divulgado esta semana.
Segundo a empresa, enquanto usuários do mundo todo enviam mais de 2 bilhões de comandos por dia, os brasileiros são responsáveis por aproximadamente 140 milhões de mensagens diárias.
Quem são os usuários e para quê utilizam a IA?
A pesquisa aponta que os brasileiros que utilizam o ChatGPT são predominantemente jovens, com 27% na faixa etária de 18 a 24 anos e 33% entre 25 e 34 anos. Esse perfil, que a OpenAI chama de “nativos da IA”, demonstra a rápida adoção da tecnologia por estudantes e profissionais em início de carreira.
Os estados que lideram o uso do ChatGPT no Brasil, segundo o estudo, são São Paulo, Distrito Federal e Santa Catarina.
Entre os principais usos do ChatGPT no Brasil, o estudo destaca:
- Redação e comunicação: 20% das mensagens
- Aprendizado e capacitação: 15% das mensagens
- Programação, ciência de dados e matemática
📱Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Liderança em talento e inovação
O estudo da OpenAI reforça a posição de destaque do Brasil no cenário da inteligência artificial. O país tem o maior conjunto de talentos em IA da América Latina, o segundo lugar mundial em número de desenvolvedores que utilizam a API da OpenAI, e está entre os cinco primeiros no ranking global de disseminação de habilidades em IA.
“Esses números não são apenas estatísticas. São um poderoso testemunho da criatividade e da curiosidade do povo brasileiro”, afirmou Nicolas Andrade, chefe de política para América Latina e Caribe da OpenAI.
O novo GPT-5
O lançamento do estudo ocorre pouco tempo depois de a OpenAI ter divulgado o GPT-5, a nova geração do modelo de linguagem do ChatGPT. A empresa afirma que a nova versão é mais “humana”, mais natural nas conversas e mais atenciosa nas interações, além de apresentar avanços em programação, distanciando-se do tom excessivamente agradável de versões anteriores.
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade