Continua após a publicidade
SoftBank aposta em conectividade 6G vinda da estratosfera para áreas remotas no Japão
A operadora japonesa SoftBank anunciou que lançará em 2026 um serviço de telecomunicações móveis a partir da estratosfera, com o uso de dirigíveis operando a 20 km de altitude.
O projeto será desenvolvido em parceria com a startup norte-americana Sceye, que recebeu um investimento de US$ 15 milhões e firmou acordo de exclusividade para fornecimento da tecnologia no Japão.
Os dirigíveis, classificados como plataformas estratosféricas HAPS (High Altitude Platform Stations), atuarão como estações rádio base móveis.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Segundo a SoftBank, os HAPS permitirão ampliar a cobertura em regiões de difícil acesso, como áreas montanhosas e ilhas remotas, além de oferecer suporte emergencial em desastres naturais.
“As telecomunicações de ampla cobertura baseadas na estratosfera com as HAPS terão papel fundamental na expansão da rede para áreas que são difíceis de alcançar com a infraestrutura de rede móvel existente”, afirmou o presidente e CEO da SoftBank, Junichi Miyakawa.
Ele destacou que o objetivo de longo prazo da empresa é desenvolver uma infraestrutura de telecomunicações com “arquitetura 3D”, capaz de oferecer conectividade não apenas no solo, mas também para drones e veículos aéreos não tripulados.
Continua após a publicidade
Miyakawa reforçou que a tecnologia das HAPS está alinhada com a próxima geração das comunicações móveis.
“À medida que avançamos para a era 6G, as HAPS serão infraestrutura-chave para apoiar a sociedade”, afirmou.
A tecnologia desenvolvida pela Sceye utiliza hélio para manter os veículos do tipo mais leve que o ar (LTA) operando por longos períodos.
A startup já realizou mais de 20 voos de teste nos Estados Unidos, com foco em conectividade, detecção em tempo real de desastres climáticos e monitoramento ambiental.
Além da parceria com a Sceye, a SoftBank também conduz internamente o desenvolvimento de aeronaves do tipo mais pesado que o ar (HTA).
Segundo a empresa, essas iniciativas fazem parte do esforço para construir uma infraestrutura de telecomunicações mais resiliente e sustentável com foco na futura tecnologia 6G.
Leia mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade