Continua após a publicidade
O aplicativo Gemini, de inteligência artificial generativa do Google, foi o grande destaque entre os dez apps mais baixados no Brasil em setembro.
Com um crescimento de 350% em relação a agosto, passou de 1 milhão para 4,5 milhões de instalações, subindo da 38ª para a vice-liderança do ranking, segundo dados da Mobile Time na plataforma AppMagic.
A lista brasileira mostra diversidade de categorias: dois apps de IA generativa, dois marketplaces, duas redes sociais, um game, um aplicativo de governo, um banco e um serviço de streaming.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Todos os dez desenvolvedores são diferentes, em contraste com o cenário mundial, onde a Meta domina com quatro apps entre os dez mais baixados.

Continua após a publicidade
Concorrência e quedas de mercado
O aumento explosivo do Gemini se reflete também nos números globais, aproximando-se do rival ChatGPT, da OpenAI, que manteve a liderança, mas registrou queda de 26% em downloads — de 6,2 milhões em agosto para 4,6 milhões em setembro.
Outro destaque negativo ficou por conta do marketplace chinês Temu, que perdeu mais da metade de suas instalações, caindo da 3ª para a 10ª posição com 1,9 milhão de downloads.
O WhatsApp também deixou o top 10, ficando com 1,7 milhão de downloads e na 12ª posição.
O ranking evidencia mudanças rápidas no comportamento do usuário, com apps de inteligência artificial conquistando cada vez mais espaço em pouco tempo.
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade