O processo da Epic Games contra a Google teve num novo desfecho negativo. A gigante das pesquisas perdeu o recurso contra a decisão anunciada em 2023. Isso vai levar a que o Fortnite regresse À Play Store e abre outras portas no Android.
Continua após a publicidade
Google perde batalha no caso da Epic Games
Um tribunal dos EUA confirmou a decisão contra a Google, representando uma vitória significativa da Epic Games. Tim Sweeney usou a sua conta no Twitter para celebrar a decisão. “Vitória total no caso Epic vs. Google!”, escreveu o empreendedor. Com a decisão anunciada, a empresa liderada por Sundar Pichai será obrigada a implementar mudanças na operação da sua loja de aplicações para Android.
Após o veredicto no final de 2023, um juiz federal ordenou que a Google abrisse a Play Store às lojas rivais durante três anos. Isto significaria que a empresa teria de alojar a Epic Games Store no seu catálogo. Mas não só, seria também necessário garantir que a Epic Games Store e outras lojas rivais tinham acesso ao catálogo de aplicações atualmente distribuídas pela Play Store.
Total victory in the Epic v Google appeal! https://t.co/6jE6Wudqd6
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) July 31, 2025
No entanto, poucos dias após a decisão, o mesmo juiz concedeu à Google uma suspensão administrativa temporária. Esta travou a implementação da medida, sob o argumento de que não havia tempo suficiente para mitigar os riscos da sua implementação. No entanto, com a decisão de hoje, tudo volta a mudar.
Fortnite volta à Play Store e muda Android
O facto de o Tribunal de Recurso não ter anulado a decisão contra a Google significa que a suspensão temporária já não está em vigor. É claro que a Google não vai ficar de braços cruzados. Um porta-voz da empresa confirmou que vão recorrer para o Supremo Tribunal dos EUA.
Thanks to the verdict, the Epic Games Store for Android will be coming to the Google Play Store! It's already available worldwide from our web site, https://t.co/f77ZSrBMGd.
Epic Games Store for PC already carries several other PC stores (https://t.co/92elnB3IGv, GOG Galaxy). https://t.co/4ndkMmhLUX
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) July 31, 2025
A necessidade da Google abrir a Play Store a lojas como a Epic Games Store implica também mudanças significativas na implementação de formas de pagamento. Em vez do Google Pay, cada loja poderá utilizar o seu próprio sistema para as transações. Isto pode representar uma perda financeira significativa devido à perda de receitas de comissões.
O processo da Epic Games contra a Google começou em 2020, após a remoção do Fortnite da Play Store. A equipa de Tim Sweeney acusou a Google de pagar aos fabricantes de smartphones para beneficiar a sua loja de aplicações e jogos. Foi ainda revelado que a gigante das pesquisas ponderara comprar a Epic Games para “sufocar” a ameaça que representava.
Veja mais Notícias sobre o Android
Publicidade