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O governo federal estabeleceu um Grupo de Trabalho (GT) para coordenar a execução do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (12).
O grupo será responsável por operacionalizar a gestão do plano, com duração de quatro anos, e será formado por representantes de 15 órgãos e entidades do governo, com titulares e suplentes.
Lançado em julho do ano passado, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o PBIA prevê um investimento de R$ 23 bilhões até 2027.
O objetivo do plano é colocar o Brasil como referência mundial em inovação e eficiência no uso de inteligência artificial, especialmente nas instituições públicas.
Composição do Grupo de Trabalho
O GT será coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a participação de representantes de 15 ministérios e entidades governamentais.
Além da Casa Civil, o grupo contará com membros da Secretaria de Comunicação, Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Ministério da Educação, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Comunicações, Ministério das Relações Exteriores, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
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Objetivos do PBIA:
O plano visa equipar o Brasil com infraestrutura tecnológica avançada em diversos setores, como saúde, educação, comércio, meio ambiente, inovação e infraestrutura.
A meta é desenvolver processadores de IA de alto desempenho e atualizar o supercomputador do Laboratório Nacional de Computação Científica para torná-lo um dos cinco mais potentes do mundo, com alimentação por energias renováveis.
O grupo também terá o papel de monitorar a execução do PBIA e propor ajustes ao plano, com relatórios anuais sobre o andamento das atividades.
Funções do GT
O grupo será responsável por acompanhar a execução do plano, fazer propostas de ajustes ao Comitê Interministerial para a Transformação Digital (CITDigital) e elaborar um relatório anual sobre a implementação do PBIA.
O GT também poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, tanto públicas quanto privadas, e pesquisadores com notório saber, para contribuir com as discussões e decisões, sem direito a voto.
Além disso, poderão ser formados grupos de trabalho interdisciplinares para assessoramento técnico-científico, com o objetivo de fornecer subsídios para as atividades específicas do PBIA.
*Com informações da Agência Brasil
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