
Continua após a publicidade
A empresa xAI, de Elon Musk, lançou nesta segunda-feira (27/10) a Grokipedia, plataforma que promete rivalizar com a Wikipédia, enciclopédia digital colaborativa criada em 2001.
O bilionário, que já havia acusado a Wikipédia de viés ideológico de esquerda, afirma que seu novo site busca oferecer uma alternativa “baseada na verdade”.
De acordo com Musk, a versão 1.0 da Grokipedia será “dez vezes melhor” do que a atual, que já seria “melhor do que a Wikipédia”.
A versão 0.1 do site contabilizava mais de 885 mil artigos até a tarde de segunda-feira, enquanto a Wikipédia em inglês reúne mais de sete milhões de verbetes.
“O objetivo do Grok e da Grokipedia.com é a verdade, toda a verdade e nada além da verdade. Nunca seremos perfeitos, mas ainda assim lutaremos por esse objetivo”, escreveu Musk na rede social X.
O lançamento, inicialmente previsto para setembro, foi adiado para que, segundo o empresário, fosse possível “eliminar a propaganda” antes da estreia.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Críticas à Wikipédia
Elon Musk é um crítico recorrente da Wikipédia. Em 2024, acusou a plataforma de ser “controlada por ativistas de extrema esquerda” e recomendou o fim das doações à Fundação Wikimedia.
Em agosto do mesmo ano, declarou que o site “não pode ser usado como fonte definitiva” por apresentar “viés editorial esquerdista”.
O conteúdo da Grokipedia é produzido por inteligência artificial, em conjunto com o assistente generativo Grok, também desenvolvido pela xAI.
Um dos artigos do novo site sobre o próprio Musk descreve o empresário como alguém que promove “debates sobre progresso tecnológico, declínio demográfico e vieses institucionais”, frequentemente por meio da rede social X.
A entrada também menciona que ele atua “em meio a críticas da mídia tradicional, que demonstra uma inclinação à esquerda em sua cobertura”.
A Wikipédia, criada em 2001, continua sendo uma enciclopédia colaborativa administrada por voluntários, financiada majoritariamente por doações.
A fundação responsável pela plataforma afirma manter um “ponto de vista neutro” em todos os seus conteúdos.
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade






