Continua após a publicidade
Embora o Android 16 tenha trazido menos mudanças chamativas em comparação com o Android 15, ele introduziu outros recursos significativos, como recursos de segurança mais aprimorados. Agora, o Google está adicionando uma nova ferramenta de segurança de rede móvel aos smartphones que visa combater a espionagem de invasores que utilizam torres ou redes de celular falsificadas.
O Android já oferece suporte a vários recursos de segurança, que vão desde a proteção de dados até as proteções antirroubo. Conforme descoberto na última atualização do Android 16, agora há uma nova adição a esse conjunto de medidas que oferece aos usuários uma ferramenta para se protegerem contra espionagem.
Particularmente, esses tipos de ataques se enquadram na categoria chamada “stingrays”, que envolve essencialmente a configuração de redes de celular falsas. Depois de enganar seu dispositivo para que ele se conecte, os invasores podem usá-lo como um canal para roubar facilmente suas informações, como informações exclusivas do dispositivo e do SIM, além de interceptar suas mensagens e chamadas. Eles podem até mesmo forçar seu dispositivo a usar redes 2G menos seguras e realizar outros ataques sofisticados.
Nova ferramenta do Android 16 contra espionagem e torres de celular falsas
De acordo com os detalhes compartilhados pela Android Authority, o Android 16 introduziu um Centro de Segurança atualizado ou configurações de Segurança e Privacidade, que agora integra a “Segurança de rede móvel”. Dentro dela, há um novo botão chamado “Notificações de rede”.
O texto abaixo do botão descreve que ele alertará o usuário quando o “dispositivo se conectar a uma rede não criptografada” ou quando o dispositivo ou o ID do SIM for registrado por uma rede. Isso mostra claramente uma proteção contra “arraias” ou redes falsas e tem como objetivo evitar mais espionagem.
Após uma investigação mais aprofundada, também é mostrado como a ferramenta funciona quando está em ação. Principalmente, ela alertará o usuário de que sua conexão atual não está criptografada. Em seguida, há atalhos para as configurações e detalhes sobre a notificação. Quando o usuário estiver em uma rede segura, um novo alerta será enviado confirmando uma conexão segura.

Continua após a publicidade
Na mesma seção, há também uma alternância para “Proteção de rede 2G”, que, como o nome sugere, desativa a conexão com esse tipo de rede celular.
Compatibilidade com o recurso antiespionagem do Android 16
No entanto, parece que as novas ferramentas de segurança de rede móvel e de proteção de rede 2G estão disponíveis apenas para os smartphones Pixel e Android que suportam qualquer um desses recursos e possuem o componente de conectividade necessário. Dito isso, atualmente não há nenhum modelo do Pixel que integre totalmente o recurso desde o lançamento público inicial. Ou é possível que o Google e outros OEMs, como a Samsung, ainda não tenham implementado e ativado totalmente o recurso em todos os dispositivos compatíveis.
Com base no entendimento da tecnologia por trás da ferramenta anti-spying no Android 16, é provável que o Google esteja preparando isso especificamente para o Pixel 10. No entanto, futuros dispositivos Android que não sejam Pixel também poderão tirar proveito disso.
Você acha que seu dispositivo estará mais seguro com esses novos recursos de segurança do Android?
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade