A Apple revelou hoje o novo MacBook Pro de 14″, que vem equipado com o poderoso chip M5. Com este novo chip, o MacBook Pro torna-se ainda mais rápido, e com um melhor desempenho no que diz respeito a ferramentas de inteligência artificial.
Continua após a publicidade
MacBook Pro de 14": chip M5, autonomia até 24h e super desempenho
O chip M5 inclui uma GPU de nova geração com um acelerador neural em cada núcleo, proporcionando até 3,5× mais performance em tarefas de IA e até 1,6× melhor desempenho gráfico em comparação com a geração anterior.
O M5 integra também um CPU mais rápido e eficiente, um motor neural aprimorado e maior largura de banda de memória, acelerando tudo, desde a abertura de apps até a execução de modelos de linguagem (LLMs) localmente no dispositivo. Além disso, oferece uma autonomia de bateria impressionante de até 24 horas, permitindo que os utilizadores trabalhem a partir de qualquer lugar.
Continua após a publicidade
Com armazenamento de última geração, este novo MacBook oferece velocidades de SSD mais rápidas do que o modelo anterior, ideal para importar ficheiros RAW ou exportar vídeos grandes. O portátil mantém características de destaque como o ecrã Liquid Retina XDR com opção de nano-textura, câmara Center Stage de 12 MP, sistema de som de seis colunas, vasta gama de portas, recursos de Apple Intelligence e o poder do macOS Tahoe.
Desempenho com o chip M5
- A nova GPU de 10 núcleos com acelerador neural em cada núcleo oferece até 3,5× mais desempenho em IA do que o M4, e até 6× comparado ao M1.
- Apps como a geração de imagens por difusão (ex: Draw Things) e LLMs em apps como LM Studio beneficiam de maior velocidade.
- O motor neural com 16 núcleos acelera tarefas de IA no dispositivo e melhora modelos generativos no Apple Intelligence.
- O SSD oferece até 2× mais velocidade que no modelo anterior, e o utilizador pode escolher até 4 TB de armazenamento.
- Em desempenho gráfico, o novo 14″ MacBook Pro atinge até 1,6× mais capacidade em apps profissionais e taxas de fotogramas mais altas em jogos, comparado ao M4.
- A CPU de 10 núcleos oferece desempenho multinúcleo até 20 % superior ao M4 em tarefas como compilação de código.
- A largura de banda unificada ultrapassa 150 GB/s, ideal para trabalhar com modelos de IA ou cenas 3D de grande escala.
Esta nova máquina está disponível em preto (“space black”) e prateado, e as pré-encomendas arrancam hoje, com as entregas e disponibilidade nas lojas a partir de quarta-feira, 22 de outubro.
No âmbito do plano Apple 2030 para neutralidade carbónica até ao fim da década, este novo MacBook Pro de 14 polegadas com M5 é fabricado com 45 % de materiais reciclados em peso, incluindo alumínio 100 % reciclado e cobalto 100 % reciclado na bateria.
Veja mais Notícias sobre o universo Apple
Publicidade