Continua após a publicidade
Embora o iOS 26 tenha introduzido grandes mudanças, incluindo o design Liquid Glass e uma câmera renovada, essas podem não ser as mudanças que mais chamam a atenção no software. Um recurso recém-descoberto dentro do aplicativo FaceTime, que congela automaticamente as chamadas de vídeo quando detecta nudez, parece ser o mais estranho, se não o mais pudico, até agora.
A Apple introduziu o Aviso de Conteúdo Sensível no iOS 17 e o aprimorou no iOS 18. Ele fornece ferramentas de segurança para proteger os usuários, especialmente contas de crianças, filtrando e desfocando conteúdo sensível e explícito em aplicativos e serviços selecionados da Apple. Agora, conforme descoberto no iOS 26 Beta, o recurso foi expandido para o FaceTime, mas com um sistema de detecção ainda mais rigoroso.
FaceTime de olho na sua câmera
Conforme descoberto e compartilhado no X pelo iDeviceHelp, o FaceTime no iOS 26 e iPadOS 26 agora pausará automaticamente sua chamada de vídeo se detectar nudez durante um vídeo em andamento. Também é apresentado um alerta pop-up na tela, que mostra uma notificação explicando por que a chamada foi congelada, além de apresentar dois botões grandes que permitem retomar o áudio e o vídeo ou encerrar totalmente a sessão.
Embora esse recurso ainda ofereça opções para continuar a sessão quando ela for interrompida, não está claro se um alerta semelhante será exibido se cenas de nudez forem detectadas novamente.

Continua após a publicidade
O Aviso de conteúdo sensível foi integrado pela primeira vez ao Photos e ao Messages, portanto, esta é a primeira vez que confirmamos como a função de segurança funcionará com o FaceTime. A Apple disponibilizou para os desenvolvedores a estrutura que alimenta o recurso, portanto, vocês podem esperar que aplicativos de terceiros possam utilizá-lo.
Esse recurso é um avanço ou um perigo?
Embora esteja claro qual é a intenção desse recurso, ele agora está começando a levantar algumas preocupações sobre a privacidade de certas pessoas, especialmente sabendo que a tecnologia por trás dele pode acessar a tela da câmera e o áudio durante as chamadas com vídeo. Isso apesar do aviso da Apple de que eles não têm acesso ao conteúdo de mídia em si.

O lado bom é que o Aviso de conteúdo sensível para FaceTime é desativado por padrão, dando aos usuários o controle final sobre se eles querem que suas chamadas sejam rastreadas.
O botão para Aviso de Conteúdo Sensível para FaceTime está disponível nas configurações dedicadas do aplicativo e na página Privacidade e Segurança, juntamente com outros botões para diferentes aplicativos.
Qual é a sua opinião sobre esse recurso do iPhone? Você acha que esse recurso é necessário ou que viola a privacidade dos usuários?
Via 9to5Mac
Fonte:
X/u/iDeviceHelp
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade