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As pessoas com pontuação baixa na escala de extroversão são mais propensas a adotar a IA e têm menos preocupações em usá-la – em comparação com seus colegas de alta extroversão, que expressam mais reservas.
Esta é uma das conclusões de uma nova pesquisa da SnapLogic o que mostra que outros traços de personalidade também têm impacto. Aqueles que pontuam alto em amabilidade e ‘abertura à experiência’ são mais propensos a se preocupar em cometer erros ao usar a IA.
A pesquisa, realizada por Todo o censo, inclui respostas de quase 1.000 funcionários de gerenciamento de nível médio em grandes empresas nos EUA, Reino Unido e Austrália. Todos os entrevistados da pesquisa mostraram uma forte compreensão dos benefícios da IA, com mais da metade (54 por cento) relatando que a IA economizaria tempo; 46 por cento relataram que melhorariam a produtividade e 37 por cento relataram que reduziriam riscos e erros em seu trabalho.
“O cenário atual dos negócios é imprevisível e isso pressiona os orçamentos e os recursos. As empresas estão se adaptando a um ambiente turbulento usando a IA de maneiras muito específicas e práticas para melhorar a produtividade”, diz Jeremiah Stone, CTO da SnapLogic. “A maior mudança está na mentalidade – ver a IA como um companheiro de equipe que pode aprender, não uma ferramenta fixa, trabalhando para apoiar seus colegas humanos mais ‘sêniores’, que por sua vez orientam e treinam para reduzir erros e melhorar sua produção. Alguns funcionários podem ter reservas sobre a IA no local de trabalho, mas a realidade é que a IA já está reformulando a maneira como trabalhamos. Para se manterem competitivas, as empresas que adotam a IA com sucesso têm uma compreensão empática das reservas dos funcionários e as abordam de forma construtiva.”
Quase dois terços (66%) dos entrevistados gostam da ideia de usar IA em sua função, atualmente ou no futuro. No entanto, os entrevistados acreditam que as habilidades são um problema, com 34% afirmando que há muito poucas pessoas em sua organização com as habilidades necessárias para implementar e usar a IA. 39% dizem que seria difícil fazer com que todos em sua organização adotem totalmente a IA, enquanto 19% estão preocupados com o fato de não conseguirem navegar adequadamente usando a IA.
“Os humanos tendem a se apegar a informações e comportamentos que conhecem, o que significa que muitas vezes rejeitam novas formas de trabalhar ou adotar novas habilidades”, diz Danni Haig, psicólogo de negócios. “Os líderes de TI e de negócios devem entender o ceticismo da IA e ter um plano claro para lidar com isso, caso contrário, a mudança necessária é muito menos provável de acontecer”.
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