Continua após a publicidade
Os resultados do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio) serão apresentados nesta sexta-feira (17/10), durante o PPBio Day, que acontece das 9h às 13h, no auditório Floriano Pacheco, na sede da Suframa, em Manaus.
Idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), o PPBio tem como objetivo fomentar soluções econômicas sustentáveis a partir da biodiversidade amazônica.
O programa direciona recursos de P&D da Lei de Informática para a criação de produtos, serviços e negócios de impacto positivo, gerando emprego, renda e inovação na região.
Entre 2019 e 2024, o PPBio apoiou 81 projetos, distribuídos entre os estados da Amazônia Ocidental e Amapá, fortalecendo cadeias produtivas e impulsionando negócios locais. Muitos desses projetos já estão prontos para o mercado e buscam parcerias estratégicas.
Transformando biodiversidade em inovação
Um dos destaques do evento é a Pharmakos da Amazônia, representada por Samara Rodrigues, que desenvolve fitocosméticos, suplementos e alimentos com base em ativos naturais da floresta.
A empresa criou suplementos em formato de gummies, combinando ingredientes amazônicos como guaraná, açaí, mangarataia, própolis, cupuaçu e castanha-do-pará, com benefícios que vão do aumento da energia à melhora da imunidade e saúde da pele e cabelos.
“O apoio do PPBio tem sido essencial para avançarmos nas etapas de pesquisa e desenvolvimento, além de proporcionar uma troca valiosa de conhecimentos e experiências”, afirmou Samara.
Outro projeto em destaque é o da startup Agrega+, liderada por Jane Leão, que desenvolveu o SistAgri, sistema de automação para cultivo protegido voltado a pequenos e médios produtores.
A tecnologia permite monitorar remotamente variáveis como temperatura, irrigação e umidade do solo, automatizando processos e reduzindo desperdícios de água e insumos.
“O sistema aciona automaticamente ventilação, irrigação e outros dispositivos com base em parâmetros pré-definidos, melhorando a produtividade mesmo em locais com pouca conectividade. O PPBio foi decisivo para viabilizar o projeto”, destacou Jane.
Conexão com a COP30 e agenda ESG
Às vésperas da COP30, o PPBio Day contará com a presença do empresário Denis Minev, representante do setor privado amazônico na conferência, que abordará oportunidades para posicionar a Amazônia como protagonista de soluções climáticas globais.
Na sequência, o líder de Inovação Aberta e ESG do Idesam, Paulo Simonetti, discutirá os avanços nas práticas de sustentabilidade e inovação no ecossistema amazônico. O evento encerra com um painel de empreendedores, seguido de uma trilha sensorial dos projetos apoiados e coffee break amazônico com produtos desenvolvidos pelo PPBio.
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade