Continua após a publicidade
Nos dias 3, 4 e 5 de outubro de 2025, Tefé (a 523 quilômetros de Manaus) receberá a quarta edição do NASA Space Apps Challenge, uma das maiores competições de inovação do mundo promovida pela Agência Espacial Americana (NASA).
A competição reunirá 70 participantes, organizados em equipes de até seis integrantes, que terão 48 horas para desenvolver soluções para desafios da NASA em áreas como mudanças climáticas, preservação ambiental, espaço, tecnologia e inovação.
O evento será realizado na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Tefé (Sedecti) e conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).
Ecossistema de inovação
O evento busca fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia do Médio Solimões, estimulando a formação de novos talentos científicos na região.
Em edições anteriores, projetos desenvolvidos em Tefé já figuraram entre os 100 melhores do mundo.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Para a coordenadora Rosilene Batista Nunes, professora e mestra em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), sediar a competição é um marco para o município.
“Representa um compromisso da cidade com a Ciência Aberta, promovendo que muitas pessoas tenham contato com o desenvolvimento de aplicações, projetos e com a própria ciência fora da escola e da faculdade. Além disso, é um legado para a Sedecti, que todos os anos busca fortalecer ainda mais esse evento internacional, no qual representamos os povos da Amazônia brasileira”, destacou.
Desafios e impactos
Segundo a coordenação, os desafios da NASA têm conexão direta com a Amazônia. “Muitos deles envolvem condições climáticas, e a Amazônia é peça-chave para a manutenção do clima no mundo. Nossos competidores tendem a enxergar as realidades locais e propor soluções a partir delas, conectando ciência global e regional”, afirmou Rosilene.
Entre os impactos esperados estão o fortalecimento da cultura da inovação e do empreendedorismo tecnológico, o incentivo à coleta e análise de dados científicos sobre a Amazônia, a participação de jovens em atividades de ciência e tecnologia e o posicionamento de Tefé como referência amazônica no cenário internacional.
Apoio científico
Rosilene destacou o papel da Fapeam como parceira da iniciativa. “A Fapeam tem sido nossa parceira mais forte desde o começo da Sedecti. Com ela, realizamos vários projetos e temos sempre o incentivo de buscar soluções novas e melhorias para nossa cidade. É um dos pilares que nos encoraja a manter projetos como o NASA Space Apps, graças ao incentivo e fomento que possibilitam ampliar nosso alcance”, disse.
O Parev, programa da Fapeam, apoia eventos científicos e tecnológicos regionais, nacionais e internacionais realizados no Amazonas, promovendo a popularização da ciência e o intercâmbio científico e tecnológico.
Programação
- 3 de outubro: credenciamento, abertura e palestras.
- 4 de outubro: início dos desafios, com acesso a dados oficiais da NASA.
- 5 de outubro: conclusão dos projetos, apresentações para a banca avaliadora e premiação.
Os prêmios incluem brindes e certificados para todos os competidores, além de troféus e medalhas para os primeiros colocados. A equipe campeã terá a chance de concorrer em nível mundial, com possibilidade de figurar entre as dez melhores do planeta e garantir viagem à sede da NASA.
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade