Continua após a publicidade
A tecnologia de navegação é um dos elementos mais importantes em um robô aspirador de pó. Se ela não funcionar de forma confiável, pouco adianta a potência de sucção, pois assim a experiência continua insatisfatória. Mas como funciona, na prática, o sistema de navegação e detecção de obstáculos de um robô aspirador? E de que forma ele consegue identificar em qual cômodo está? Chegou a hora de descobrir tudo isso!
Como a navegação funciona
A tecnologia que permite a navegação desses aparelhos é mais complexa do que parece, e ela vem evoluindo continuamente nos últimos anos. Os primeiros modelos de robôs aspiradores funcionavam sem sensores, usando apenas amortecedores que se moviam pelos ambientes seguindo o chamado “princípio do caos”. Em 2016, houve um avanço significativo com o uso do LiDAR. Essa tecnologia permitiu que os robôs começassem a mapear os espaços em tempo real. Com isso, o usuário consegue visualizar mapas no aplicativo, dividir os cômodos e acionar limpezas por área.
Hoje, o sistema está muito mais avançado, com a navegação tripla se consolidando como novo padrão da indústria. Esse sistema combina três recursos. O primeiro é o LiDAR, que usa laser para criar os mapas em 2D e 3D da sua casa, funcionando inclusive no escuro. O segundo é a câmera RGB, que ajuda o robô a reconhecer e desviar de objetos. E, por fim, há uma luz estruturada em 3D, que permite calcular distâncias com mais precisão.

Continua após a publicidade
Como o robô aspirador de pó entende o ambiente ao redor: três etapas
Durante um evento, tivemos a chance de conversar com um especialista da fabricante de robôs aspiradores Narwal sobre esse assunto. De modo geral, a navegação de um robô aspirador funciona em três etapas principais:
1. Onde estou?
O processo começa com o mapeamento do ambiente. Nessa fase, o robô aprende a entender como os espaços estão organizados. Ele é capaz de memorizar diferentes andares e descobrir quanto espaço está disponível para a limpeza.
2. O que está ao meu redor?
A próxima etapa é identificar e detectar obstáculos. O robô consegue enxergar onde eles estão posicionados e reconhecer a localização dos móveis, e tudo isso passa a aparecer no mapa. Você também pode colaborar com o processo inserindo os móveis manualmente no aplicativo.
3 Como chego ao meu destino?
Por fim, entra a etapa de planejamento e navegação. O robô define o melhor caminho até o destino, ou seja, o cômodo escolhido para a limpeza. Ele entende como se mover até lá evitando colisões com objetos que possam atrapalhar o trajeto. Os modelos mais avançados conseguem, inclusive, detectar e contornar cabos no chão.
Você já sabia que a navegação dos robôs aspiradores funcionava assim? E está contente com o desempenho do seu? Conte-nos como tem sido a sua experiência!
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade