Zuckerberg anuncia novo laboratório da Meta para liderar avanços em IA de próxima geração - Sem Enrolação

Zuckerberg anuncia novo laboratório da Meta para liderar avanços em IA de próxima geração

Zuckerberg anuncia novo laboratório da Meta para liderar avanços em IA de próxima geração

Continua após a publicidade


O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou a criação do Meta Superintelligence Labs (MSL), uma nova divisão estratégica dentro da Meta com o objetivo de liderar os avanços em inteligência artificial (IA) de próxima geração.

Em memorando interno divulgado pela CNBC, Zuckerberg afirmou que, com o ritmo acelerado do progresso em inteligência artificial, a superinteligência está cada vez mais próxima e representará uma virada de chave para a humanidade. Ele definiu a criação do Meta Superintelligence Labs como“um marco para a Meta”.

O laboratório vai reunir as equipes da Meta responsáveis pelos modelos fundamentais de IA, incluindo o famoso projeto Llama, com o foco em acelerar o desenvolvimento de superinteligência, tecnologia que poderia ter um impacto transformador na sociedade.

A liderança da ‘superinteligência’

A nova divisão será liderada por Alexandr Wang, ex-CEO da Scale AI, nomeado Chief AI Officer (CAIO). Wang tem experiência no desenvolvimento de modelos de inteligência artificial e será responsável pela área de IA fundamental da Meta. Ao lado de Wang, o ex-CEO do GitHub, Nat Friedman, foi nomeado para comandar a parte de produtos e IA aplicada da Meta.

Uma equipe de peso

A Meta contratou 11 novos profissionais à equipe do Meta Superintelligence Labs. As contratações incluem especialistas com passagens por empresas como OpenAI, Google DeepMind e Anthropic. Entre os novos integrantes estão:

  • Trapit Bansal, co-criador dos modelos O-series da OpenAI e especialista em aprendizado de máquina com cadeia de pensamento;
  • Shuchao Bi, responsável pelo modo de voz do GPT-4o e ex-líder de pós-formação multimodal da OpenAI;
  • Huiwen Chang, co-criador do modelo de geração de imagens do GPT-4o e ex-pesquisador do Google Research;
  • Ji Lin, integrante das equipes responsáveis pelos modelos o3/o4-mini e GPT-4o na OpenAI;
  • Joel Pobar, ex-engenheiro da Anthropic, com passagem anterior pela Meta e experiência com ferramentas como HHVM, Hack e Flow.

Investimento bilionário

Para garantir a liderança no campo de IA, a Meta está realizando um investimento de US$ 70 bilhões para consolidar sua posição no setor de inteligência artificial.

Entre as aplicações previstas estão agentes de IA para publicidade automatizada, interações com consumidores, soluções para negócios digitais e experiências virtuais personalizadas.

Segundo Zuckerberg, “as pessoas terão amigos virtuais baseados em IA, capazes de criar conteúdos publicitários de forma autônoma e de interagir com agentes de negócios digitais”.

O CEO da Meta imagina um futuro em que as soluções de IA serão tão avançadas que os consumidores poderão conversar com agentes de IA para resolver questões de negócios, acessar produtos e serviços, e até mesmo fazer compras.

A visão também envolve a criação de ferramentas para que os anunciantes criem campanhas campanhas publicitárias diretamente com IA, uma inovação que poderia redefinir a forma como a Meta interage com os clientes e gera receita.

Veja mais Notícias sobre Tecnologia

Publicidade


Sem Enrolação
Sem Enrolação

Conteúdo com dicas de tecnologia rápidas e diretas ao ponto!

Artigos: 1169

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *