A IA do Google faz ligações por você revolucionando a comunicação dos usuários! - Sem Enrolação

A IA do Google faz ligações por você revolucionando a comunicação dos usuários!

A IA do Google faz ligações por você revolucionando a comunicação dos usuários!

O Google ampliou as possibilidades de interação entre consumidores e empresas ao incorporar inteligência artificial às ligações no seu buscador. Desde o início de 2025, a empresa passou a oferecer, nos Estados Unidos, um sistema que utiliza IA para conectar usuários a estabelecimentos sem a necessidade de conversar diretamente por telefone. Essa inovação visa simplificar tarefas como checagem de preços ou disponibilidade de serviços, tornando a experiência de pesquisa mais rápida e dinâmica.

Ao pesquisar por estabelecimentos ou serviços locais, como pet shops ou oficinas mecânicas, os usuários visualizam uma nova funcionalidade no campo de resultados. O buscador sugere que a própria inteligência artificial faça contato em nome do interessado. A partir disso, o sistema pede detalhes específicos, como o serviço desejado, localização, preferências de atendimento e o meio pelo qual o usuário prefere receber o retorno seja por mensagem de texto ou e-mail. Essa automação torna o processo menos cansativo, eliminando a necessidade de chamadas telefônicas diretas.

Como funciona a ligação por inteligência artificial do Google?

Google 1752848356588
Google. – Créditos: depositphotos.com / Milkos

O processo inicia quando a pessoa faz uma pesquisa específica, por exemplo, “banho e tosa para cães perto de mim”. Caso a empresa esteja entre as que aderiram ao recurso, o buscador oferece a opção para que a IA realize uma ligação e obtenha informações como valores, horários disponíveis ou outros detalhes relevantes. O Gemini, modelo de IA do Google, realiza perguntas complementares para garantir que o contato seja feito de forma eficaz e personalizada.

Após coletar todas as informações necessárias, a IA entra em contato com o estabelecimento e, ao obter uma resposta, repassa as informações ao usuário pelo canal escolhido. Todo o procedimento ocorre sem a necessidade de diálogo humano direto, oferecendo mais autonomia tanto para consumidores quanto para empresas que preferem evitar chamadas frequentes.

Quais empresas podem receber ligações por IA?

Nem todos os estabelecimentos estão automaticamente disponíveis para esse recurso. Os donos de perfis comerciais no Google podem optar por recusar contatos automatizados alterando suas configurações. Dessa forma, a participação fica restrita àqueles que aprovam o uso da IAs para atendimento inicial. Esse cuidado atende a diferentes perfis de empresas, respeitando o ritmo de adoção tecnológica do setor comercial.

  • Empresas de serviços, como clínicas veterinárias e salões de beleza
  • Restaurantes ou lanchonetes locais
  • Oficinas especializadas
  • Pequenos comércios que usam o Google Meu Negócio

Com isso, a iniciativa democratiza o acesso ao serviço, dando mais controle aos empreendedores sobre o fluxo de contatos recebidos.

Por que o Google investe em ligações por IA no buscador?

A implementação dessa tecnologia pretende transformar a forma como pessoas encontram e interagem com empresas nos meios digitais. Ao agilizar a troca de informações e diminuir barreiras de comunicação, existe o objetivo de criar experiências mais eficientes e satisfatórias. Além disso, o recurso pode ampliar o alcance de negócios de pequeno e médio porte, permitindo que recebam contatos mesmo fora do horário comercial ou sem a necessidade de pessoal disponível para atendimento imediato.

  1. Redução do tempo gasto em ligações tradicionais
  2. Maior comodidade para quem pesquisa
  3. Oportunidade de atendimento mais rápido para empresas parceiras
  4. Centralização de informações na própria plataforma do Google

Apesar das vantagens, a funcionalidade ainda está em fase de testes e só opera em território norte-americano até o momento. Ainda não há previsão de chegada da novidade ao Brasil, mas a expectativa é de que, futuramente, a tecnologia atinja novos mercados à medida que as avaliações sejam concluídas.

Os avanços do Google no uso da inteligência artificial vêm acompanhados de iniciativas como o Gemini 2.5 Pro, modelo sofisticado que também está em teste no Modo IA do buscador. Enquanto essa modalidade se volta aos assinantes dos planos AI Pro e AI Ultra, a tendência é que recursos similares passem a integrar outras áreas do cotidiano digital, ampliando as possibilidades para consumidores e empresas ao redor do mundo. Recentemente, especialistas apontaram que essa integração da IA em tarefas corriqueiras, como agendamentos e consultas, pode redefinir o padrão de atendimento ao cliente no setor de buscas online.

Quais os limites de privacidade nas ligações automatizadas por IA do Google?

Gemini inteligencia artificial 1752848418136
Gemini. – Créditos: depositphotos.com / Mojahid_Mottakin

O uso de inteligência artificial para intermediar ligações traz questionamentos sobre privacidade e uso de dados. O Google informa que as interações feitas pela IA, como gravações e transcrições, são protegidas por suas políticas de privacidade e apenas informações estritamente necessárias para a solicitação são transmitidas ao estabelecimento. Dados pessoais sensíveis dos usuários são resguardados, e existe a possibilidade de revisar e excluir os registros dessas interações, conforme solicitado pelo usuário, alinhado com as normas internacionais de proteção de dados. Especialistas em segurança digital ressaltam que a transparência no uso dos dados é fundamental, e o Google tem investido em aprimoramento contínuo de suas políticas de proteção de informações.

A tecnologia de IA pode lidar com solicitações mais complexas ou emergências?

Atualmente, o sistema de IA do Google está projetado para atender a demandas rotineiras, como checagem de horários, preços ou agendamento de serviços simples. Solicitações mais complexas, que envolvem negociações detalhadas, informações especializadas ou situações de emergência, ainda exigem contato humano direto. O Google recomenda que, em casos urgentes, o usuário procure contato tradicional, pois a IA não está habilitada a reagir a contextos que demandam resposta imediata ou tomada de decisão crítica. Tecnologistas preveem que, com o avanço da IA e novos treinamentos de modelos de linguagem, a capacidade para tratar demandas mais sofisticadas deve aumentar nos próximos anos, mas sempre com ressalvas para casos sensíveis.

Veja mais Notícias sobre Tecnologia

Sem Enrolação
Sem Enrolação

Conteúdo com dicas de tecnologia rápidas e diretas ao ponto!

Artigos: 1435

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *