Continua após a publicidade
A inteligência artificial (IA) está evoluindo tão rápido que surpreende até os maiores nomes da tecnologia. Bill Gates, fundador da Microsoft, disse em entrevista a Jimmy Fallon no programa The Tonight Show que a velocidade desse avanço já superou as previsões mais otimistas e está acontecendo mais rápido do que ele imaginava.
Para Gates, a IA já é capaz de executar praticamente todas as tarefas de escritório antes realizadas por humanos, como telemarketing, vendas e até partes da programação.
Ele próprio costuma testar sistemas com perguntas complexas e se impressiona com a capacidade das ferramentas em reunir e resumir informações.
Bill Gates fala sobre o impacto do uso da IA
O bilionário destaca que a maior incerteza está no impacto para os trabalhadores, especialmente os mais jovens, que ingressam agora no mercado.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
A dúvida é quando — e não se — a IA substituirá funções humanas. Estimativas de líderes do setor, indicam que até metade dos empregos de nível inicial em escritórios pode desaparecer nos próximos cinco anos.
Apesar do cenário, Gates aponta três profissões que, segundo ele, estão seguras por enquanto: programadores, especialistas em energia e biólogos.
Os programadores seguem essenciais para criar, corrigir e aprimorar sistemas de IA; especialistas em energia lidam com decisões estratégicas, regulamentações e crises; e biólogos, especialmente os que atuam em pesquisas médicas, continuam indispensáveis pela criatividade e pensamento crítico que a tecnologia ainda não domina.
Mesmo com essas exceções, Gates alerta que o mercado de trabalho seguirá mudando e que a chave para se manter relevante será investir em novas habilidades.
A capacidade humana de inovar e se reinventar será decisiva para enfrentar a concorrência de máquinas cada vez mais inteligentes.
Leia Mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade