Continua após a publicidade
O Twitter enviou uma carta ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, reclamando que a Microsoft tem usado indevidamente os dados do Twitter, de acordo com O jornal New York Times que viu a carta. O Twitter acusou a Microsoft de não pagar para usar dados, usar mais dados do que o acordado e compartilhar os dados com agências governamentais sem a permissão do Twitter – isso pode ser preocupante se governos autoritários forem os destinatários.
O porta-voz da Microsoft, Frank Shaw, disse ao NYT que a Microsoft não paga o Twitter por seus dados. Ele disse que a empresa analisará a carta do Twitter e responderá de acordo. Talvez de forma tranqüilizadora, Shaw disse que a Microsoft espera continuar sua parceria de longo prazo com o Twitter.
Em entrevista recente à CNBC, Elon Musk, dono do Twitter, disse que a plataforma era como um avião que estava pegando fogo prestes a cair, financeiramente falando. Em um esforço para parar de perder dinheiro, Musk rapidamente demitiu cerca de metade dos funcionários da empresa. Ele agora admite que foi muito precipitado, mas essa decisão teve que ser tomada rapidamente. Ele disse que a empresa provavelmente poderia trazer algumas dessas pessoas de volta se elas não estivessem muito aborrecidas, disse ele.
Com o grande impacto que o ChatGPT e outros serviços de IA generativos fizeram, plataformas como Twitter e Reddit disseram que querem compensação por seus dados serem usados para treinar os bots. Musk disse que a Microsoft basicamente administra o OpenAI agora, ou pelo menos tem um poder significativo sobre a empresa. O ChatGPT da OpenAI potencializa o Bing Chat da Microsoft. Dado o envolvimento da Microsoft e a enorme quantidade de dinheiro que ela possui, isso pode explicar por que Musk está indo atrás da Microsoft para pagar pelos dados de treinamento.
A carta não diz se o Twitter vai tomar medidas legais ou quanto de compensação financeira exigiu, mas diz que a Microsoft usa dados do Twitter em vários de seus produtos, incluindo Xbox, Bing, publicidade e computação em nuvem. Ela quer que a Microsoft apresente um relatório até o próximo mês sobre a quantidade de dados do Twitter que ela usa e quais governos obtiveram acesso aos dados. Ele também disse à Microsoft para cumprir o contrato de desenvolvedor do Twitter no manuseio dos dados.
Fonte: O jornal New York Times
Publicidade