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Projetos de ensino utilizam a matemática como ferramenta para promover inclusão social

Projetos de ensino utilizam a matemática como ferramenta para promover inclusão social

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No Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio, o RealTime1 conversou com o professor Francisco Eteval da Silva Feitosa, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sobre as estratégias adotadas pela instituição para reduzir a defasagem de alunos na disciplina.

O professor destacou que a universidade tem desenvolvido projetos inovadores e ações de inclusão social, utilizando a matemática como ferramenta fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

“Aqui, recebemos alunos com bastante defasagem em conceitos matemáticos. Por isso, ao início de cada turma, oferecemos uma semana de nivelamento, onde os alunos revisam os conhecimentos básicos. Também disponibilizamos monitorias para tirar dúvidas tanto de matérias correntes quanto de conteúdos de ensino médio e fundamental”, afirmou o professor.

Além dessas ações, a universidade promove programas como o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e o PET (Programa Especial de Treinamento), que oferecem bolsas e capacitam os alunos no desenvolvimento de habilidades matemáticas.

“Esses programas são fundamentais para a formação dos alunos e têm grande impacto no seu desenvolvimento acadêmico e profissional”, destacou Feitosa.

Conversamos também com a aluna Ester Soares Ramos que cursa o 7° período de Licenciatura em Matemática destaca que:

“Mesmo me considerando boa em matemática, o nivelamento aperta em pontos que não foram bem estabelecidos durante a trajetória da escola. Para acompanhar as disciplinas da graduação, é essencial a matemática básica como operações algébricas, propriedades dos numeros reais e inteiros, equações, inequações, polinômios, funções, geometria plana e espacial, entre outras”.

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Além disso, conforme informações do departamento, no PET Matemática, estão inscritos 12 alunos. Para o PIBIC 2024/2025, foram selecionados 3 alunos, enquanto no PIBIC 2025/2026, o número de participantes aumenta para 13.

O programa PIBIT conta com 42 alunos, e ainda 22 estudantes participaram do Nivelamento em 2025, preparando-se para as atividades acadêmicas do próximo período.

A UFAM também se destaca por projetos que envolvem diretamente a sociedade, como a Feira Amazonense de Matemática.

Este evento reúne alunos de escolas públicas de Manaus e do interior, oferecendo uma oportunidade única para jovens talentos se aproximarem do universo acadêmico da matemática.

“Já tivemos casos de alunos que participaram da feira, ingressaram no curso de Matemática da UFAM e hoje são professores que ajudam a organizar o evento, conectando ainda mais a universidade com a comunidade”, comentou o professor.

Outro projeto de destaque é a Escola de Matemática Básica, onde alunos de licenciatura da UFAM oferecem aulas de reforço para estudantes de escolas públicas.

“Esse projeto contribui tanto para o desenvolvimento dos alunos da UFAM quanto para o aprimoramento dos estudantes das escolas públicas, criando um ciclo de aprendizado e apoio mútuo”, afirmou o professor.

Essas iniciativas são essenciais não apenas para fortalecer o ensino de Matemática, mas também para a promoção da educação de qualidade e da inclusão social no Amazonas.

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