Continua após a publicidade
O Ministério da Saúde iniciou nesta semana o envio de mensagens para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com informações sobre tratamentos contínuos.
Os avisos são direcionados, inicialmente, a pacientes com hipertensão cadastrados no programa Farmácia Popular que fizeram apenas três retiradas de medicamentos ao longo dos últimos 12 meses.
O objetivo da ação, segundo a pasta, é reforçar a importância de não interromper o uso de remédios contínuos, alertando o cidadão por meio de WhatsApp, aplicativo Gov.br ou caixa postal.
A medida é parte de um projeto piloto que vai abranger, nesta primeira fase, cerca de 270 mil pessoas, de um universo estimado em 3,5 milhões.
A ação servirá como teste de efetividade para, em seguida, ser expandida a outros públicos.
Como identificar se a mensagem é oficial
As mensagens enviadas via WhatsApp terão selo de verificação azul da Meta, ao lado do nome do perfil. De acordo com o ministério, isso garante que a conta foi autenticada pela própria plataforma.
Além do WhatsApp, os cidadãos também poderão ser notificados pela caixa de entrada do aplicativo Gov.br ou por um banner informativo no site do Ministério da Saúde.
Ao receber a notificação, a pessoa será questionada se deseja continuar recebendo mensagens institucionais. A resposta pode ser enviada diretamente pelo canal de comunicação utilizado.
Outras mensagens previstas
Segundo o comunicado do Ministério da Saúde, o envio de lembretes se estenderá a outras frentes de cuidado. Estão programadas notificações sobre:
- Retirada de medicamentos para diabetes;
- Lembretes de vacinação;
- Agendamento de consultas com especialistas pelo SUS.
A iniciativa faz parte do processo de modernização do contato entre o sistema público de saúde e seus usuários, por meio de canais digitais mais acessíveis.
Leia mais:
Veja mais Notícias sobre Tecnologia
Publicidade