Continua após a publicidade
No início desta semana, o Google anunciou planos para começar a excluir contas pessoais em seu serviço que não eram usadas ou acessadas há dois anos. Na versão original da postagem do blog anunciando este movimento, afirmou:
A partir deste ano, se uma Conta do Google não tiver sido usada ou conectada por pelo menos 2 anos, poderemos excluir a conta e seu conteúdo, incluindo conteúdo do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos.
Bem, essa menção de excluir contas do Google que possuem vídeos do YouTube fez com que muitas pessoas soassem alarmes online. Houve preocupações de que as pessoas que enviaram vídeos populares do YouTube que já faleceram possam tê-los excluído.
Desde então, o Google silenciosamente alterou a postagem do blog. Ele elimina “YouTube” do parágrafo acima e adiciona a seguinte frase:
Além disso, não temos planos de excluir contas com vídeos do YouTube no momento.
Portanto, se você não acessa sua conta do Google há algum tempo e enviou alguns vídeos do YouTube por meio dessa conta, você deve estar seguro.
Como mencionado anteriormente, o Google está fazendo isso para excluir contas não utilizadas ou inativas por motivos de segurança. Há preocupações de que contas mais antigas e não utilizadas possam ter senhas que já foram comprometidas e que essas contas mais antigas possam não ter medidas extras para protegê-las, como autenticação de dois fatores.
A empresa planeja começar a excluir contas do Google em dezembro de 2023 e começará com contas que foram estabelecidas, mas nunca foram realmente usadas. Se você tiver essa conta, o Google diz que enviará “várias notificações ao longo dos meses que antecedem a exclusão”. Esses avisos serão enviados para o e-mail da conta e para o endereço de e-mail de recuperação.
Para manter uma conta ativa aos olhos do Google, tudo o que você precisa fazer é entrar nela e usá-la para atividades simples como ler ou enviar e-mails, usá-la com a Pesquisa do Google ou, ironicamente, assistir a um vídeo do YouTube.
Publicidade